Bugatti Veyron 16.4
Não um carro de corrida para a estrada – apesar dos 1.001 cv e mais de 400 km/h – mas o GT de luxo mais absurdo que o mundo já viu. Em todos os tempos.
Cada Bugatti Veyron, feito à mão, custa US$ 1,25 milhão (lá fora). Seu extraordinário motor W16 tem tantos cilindros e turbos quanto quatro Subaru Impreza WRX – e mais potência. O grande, malvado Bugatti acelera mais rápido que um carro da NASCAR e é mais veloz que uma máquina da Fórmula 1. Ainda assim, é dócil como um Lexus. Ele é o carro de produção em série mais rápido, mais veloz e mais caro jamais comercializado.O Veyron é a visão de um homem – Ferdinand Piëch, ex-presidente do grupo VW no mundo – e a Bugatti não ganhará nem um centavo com toda a produção antecipada de apenas 300 carros (50 por ano, no máximo, com aproximadamente um terço deles destinados aos EUA). Sua principal missãoSeu motor 8.0 de 16 cilindros em W é sobrealimentado por quatro turbinas e conta com quatro comandos de válvulas variáveis. Ao todo, são 64 válvulas, sendo 4 por cilindro. Toda essa usina de força é instalada na parte central do carro, bem atrás do banco do motorista. Ela gera algo em torno dos 3000 cv de potência, mas apenas 1000 são distribuídos pelas quatro rodas. 1000 deles são tragados pelo sistema de refrigeração e 1000 evaporam pelo aparato de exaustão. Toda essa sofisticação traduz-se em 1001 cavalos de potência e o monumental torque de 127,1 Mkgf, atingidos entre 2.200 RPM e 5.500 RPM. O desempenho inacreditável é digno de um verdadeiro dragster. Segundo a Bugatti, o EB 16-4 acelera de 0 a 300 km/h em apenas 16,5 segundos e foi homologado como tendo atingido 406,7 km/h. Também destacam-se as impressionantes rodas, que juntas são avaliadas em 50 000 euros, são cromadas e de 20 polegadas, montadas em pneus 265/30R 20 na frente e 365/30R 20 atrás.
Comparações com Ferrari Enzo, Maserati MC12, Mercedes-Benz SLR e o McLaren F1 de uma década atrás são inevitáveis, mas irrelevantes. Esses carros incorporam o ethos (espírito) dos carros de corrida em exóticas máquinas de rua. O Veyron 16.4, ao contrário, foi concebido para ser o mais sensacional Gran Turismo (GT) de luxo do mundo, um carro que acaba empregando performance e tecnologia considerável de corrida para chegar lá. É uma diferença significativa. Não há espaço suficiente neste site para descrever toda a sua magia tecnológica.Conta com um motor Quad Turbo W16, com inimagináveis 1018 hp a 6000 rpm. De acordo com a montadora, pode fazer 0-100km/h em apenas 2,5 segundos.
No dia 19 de maio de 2005, o Bugatti Veyron quebrou o recorde de velocidade para carros produzidos em linha com 407,92 km/h, superando o Koenigsegg Ccr que alcança 395 km/h. No dia 14 de setembro de 2007 o Ultimate Aero Twin Turbo, da Shelby Super Cars (SSC) estabeleceu novo recorde, com 411,76 km/h na média de duas passagens (413,83 km/h na primeira e 409,71 km/h na segunda).
A 400 km/h, em que cerca de 111 metros são percorridos em 1 segundo, o volante trabalha sem qualquer assistência; o motor está se aproximando de 6500 rpm em sétima marcha e a pressão dos pneus sobe de 3 para 3,5 bar em 15 segundos. "Aumentar a velocidade máxima em 1 km/h iria requerer 7 cavalos nesse ponto", afirma Wolfgang Schreiber, diretor técnico da engenharia da Bugatti.
Para chegar aos 400, o motorista gira a chamada "chave de velocidade", comando localizado entre o assento e a soleira. No módulo "velocidade", a asa traseira e o spoiler sobre ela se retraem quase por completo, os painéis do difusor dianteiro se fecham, a altura de rodagem cai para 65 milímetros na frente e 70 atrás e o coeficiente Cx diminui de 0,37 para 0,36. Nessa configuração, a resistência de arrasto está no seu mínimo absoluto - mas a pressão gravitacional também. Na frente não há qualquer elevação e na traseira há meros 40 quilos sobre a asa. No módulo "dirigibilidade", que vale para até 376 km/h, os números correspondentes são 150 quilos no eixo dianteiro e 200 no eixo traseiro.
O Veyron vai da imobilidade a 100 km/h em 2,5 segundos,mais tempo do que o alcançado pela Yamaha de Valentino Rossi. Ele atinge 200 km/h em 7,3 segundos. Leva 17,5 segundos para ir de zero a 301 km/h, e para chegar aos 320 km/h ele faz em 32,7 segundos.
Disponível:www.webmotors.com.br/wmpublicador/Testes_Conteudo.vxlpub?hnid=36781 - 56k -
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bugatti_Veyron
Nenhum comentário:
Postar um comentário