sábado, 18 de outubro de 2008

Grandes obras da natureza

Vejamos abaixo uma pequena mostra da grandiosidade e variedade de belezas que a natureza pode nos apresentar.

A grande barreira de coral



foto de satélite



A Grande Barreira fica entre as praias do nordeste da Austrália e as ilhas de Papua Nova Guiné. A imensa faixa de corais de cerca de 2.000 quilômetros de comprimento, com largura entre 20 e 240 quilômetros é como uma grande espinha submarina.
Muitos animais vivem lá para se proteger. Polvos, lulas, peixes e tubarões fazem suas tocas entre os corais e se aproveitam dos alimentos que ficam depositados ali. Atualmente, os corais da Grande Barreira estão correndo sério risco de extinção.A Grande Barreira de Coral é o maior recife de coral do mundo, com uma extensão de cerca de 2300 km, situada junto à costa nordeste do estado australiano de Queensland.
A Grande Barreira de Coral é composta por cerca de 2900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral. Neste ecossistema complexo vivem em torno de 1500 espécies de peixe, 360 espécies de coral, 5000 a 8000 espécies de moluscos, 400 a 500 espécies de algas marinhas, 1330 espécies de crustáceos e mais de 800 espécies de equinodermes. A área também é preservada pela presença de cubozoários, um grupo de cnidários conhecidos pelas toxinas perigosas para o Homem.





A poluição do mar vem causando um processo de branqueamento, afetando suas características naturais.Por isso, a polícia marítima australiana já não permite que muitos barcos naveguem, soltando óleo e fumaça na região. Além disso, não é todo mundo que pode mergulhar junto aos corais: existe um controle de quantas pessoas visitam a Grande Barreira ao mesmo tempo. O mundo submarino agradece e respira (embaixo d’água!) aliviado.








O maior vulcão ativo no mundo




O Mauna Loa é um vulcão que se situa na Ilha do Havai, uma das ilhas do arquipélago do Havai. É, em volume, o maior vulcão em escudo na Terra, atingindo os 4.169 m de altitude. É ultrapassado em altitude pelo Mauna Kea, na mesma ilha, que é, todavia, um vulcão inactivo ou em fase pós-escudo.
Trata-se de um vulcão pouco inclinado, possuindo no seu interior um lago constituído de lava fundida incandescente. Ocasionalmente a lava sobe, ocupa todo o lago e começa a transbordar sob a forma de escoadas rápidas e fluídas (a lava tem pouca viscosidade) - rios de lava que podem atingir grandes distâncias, queimando tudo por onde passam.
Crê-se que o vulcão Mauna Loa está activo há pelo menos 700.000 anos e terá emergido do fundo do mar há 400.000 anos, embora as mais antigas rochas datadas não tenham mais de 200.000 anos. A mais recente erupção decorreu entre 24 de Março a 15 de Abril de 1984.








A maior montanha do mundo



O Monte Everest é a montanha mais alta do mundo com 8848 metros de altitude.Está localizado na cordilheira do Himalaia. Situa-se na fronteira entre o Nepal e o Tibete (China). Em nepalês, o pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu), e em tibetano Chomolangma ou Qomolangma (mãe do universo).O nome do monte é uma homenagem a George Everest (topógrafo da Índia), primeiro homem a estabelecer sua altitude e posição. Este fato ocorreu em 1841 e a montanha foi batizada, primeiramente, com o nome de Pico XV.


Nenhum comentário: